segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Spring

O Spring foi a minha casa durante o mês que estive na Guatemala. Lembrei-me das suas gentes e do cheiro do pátio quando chovia, durante uma trovoada, na semana passada quando estava no Alentejo. É engraçado como as coisas mais simples nos despertam a memória. :)

back...

Demorou um mês e meio mas estou de regresso...ao trabalho, leituras, entregas e reuniões e tb aqui ao tasco. Até já :)

sábado, 25 de julho de 2009

heading home...

depois de praia nenhuma, muita chuva, molhas, espirros e um assoar constante esperam-me ainda 10 horas de viagem antes de aterrar em Portugal. See you all there!

sábado, 18 de julho de 2009

back to rio

Após um mês no Spring faço outra vez as malas rumo à cidade maravilhosa para mais uma conferência...
Mas sinceramente só uma imagem me passa pela mente: PRAIAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!! =)

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Estado da Arte in loco

Depois de uma semana na Guatemala gostava de poder dizer que já tenho muitos contactos e muitas datas e horas para entrevistas. Mas de facto isso não acontece. Ao que parece custa um pouco mais do que eu gostaria. Mas bem, há que ter paciência e ser persistência!
Por isso fica aqui assente que na próxima semana vou adoptar uma postura muito mais intimidatória e começar a fazer "esperas" a esta gente. Já me estou a ver à porta do congresso e das secretarias de estado à espera destes meninos que teimam em não marcar as entrevistas. Só que em vez de um bastão, vou munida com um guião de entrevistas. Garanto que eles vão ficar tão atordoados como se levassem com uma bastonada. O lema será óbvio: "One way or another I'm gonna get you!" :)

terça-feira, 23 de junho de 2009

Ciudad de Guatemala

Esta não será uma tentativa de tornar este blog uma narrativa absoluta da minha incursão ainda curta na Guatemala. Mas é uma resposta às alminhas que frequentam o tasco, clamam por fotos e perguntam bastantes vezes como é a coisa por aqui...

Por onde começar....hum...

Talvez comece por dizer que estou na Zona 1 da cidade, a zona mais antiga, onde está a catedral metropolitana, bastantes museus e o Congresso.
É uma zona por si mesma cinzenta, com bastantes edifícios em mau estado e passeios pouco coloridos.
Há excepções, claro. E o famoso arco dos correios é um exemplo claro disso. Não quero com isto dizer que é um sítio sujo. Nada disso. As ruas estão relativamente limpas e tens sempre o contraste com as pessoas que passam, muitas delas ainda usando as cores maias nas suas roupas. É uma visão interessante.
Na zona 1 há vendedores por todo o lado a vender CD's piratas, malas, roupa, comida. Na 6ª avenida é quase impossível caminhar nos passeios com a quantidade de vendedores que lá têm o seu "estabelecimento". É como se entrasses num túnel.
Por detrás da catedral há o mercado central, que tem um primeiro piso dedicado à venda da infinidade de fruta que há na Guatemala, e outro piso onde podes encontrar as cores maias vendidas nos mais variados formatos. Dei por mim a tentar comprar plátanos e a venderem-me bananos. O espanhol aqui tem as suas variações :).
Os autocarros aqui são algo muito característico e é frequente ler na parte de cima coisas como "dios me guia" e outras mensagens. Isso e labaredas de fogo pintadas nas laterais. Pensem nos bus school americanos amarelos. Agora pintem isso de vermelho, ponham a parafernália toda e têm um autocarro daqui. É dificil respirar quando passam porque é muita fumarada. Ainda não consegui uma foto a preceito, mas prometo esforçar-me. Entretanto vai esta, tirada a partir do interior de um táxi, no meio de mais um dilúvio, para que tenham uma noção.
Por aqui a questão da mobilidade importa. Primeiro porque não me aconselham a andar nestes autocarros (há muitos grupos que se dedicam a atacar autocarros e a matar os condutores e quem apanharem pelo meio) e depois porque a cidade é grande. Pelo que para fora da zona 1 tenho que ir de táxi (hei-de fazer um post dedicado apenas ao táxi do sr.rolando).

No outro dia fui até à zona 10, à universidade e a uma livraria que me recomendaram. Deixo-vos imagens das ruas das duas zonas para que possam ver o contraste. Parecia outra cidade. Foi a primeira vez que vi os táxis amarelos (os que têm taximetro), uma vez que por aqui só vejo passar os brancos (sem táximetro). Notas bem a diferença se olhares apenas para os passeios ou para os carros que passam. Eu não me importava de ver verde da minha janela, mas a imagem que têm à vossa esquerda é aquela que eu vejo da janela do meu quarto. :)
Nesta incursão ao que chamam a zona viva da cidade (acho que se percebe pq) comprei oito livros e gastei 37€. Foi um dia bom :). Para além da livraria da universidade passei também na livraria Sophos, que fica num centro comercial ali na zona 10 e digo-vos que não me importava nada de levar esta livraria comigo para Portugal...

Creio que por agora me fico por aqui. Aproveito também para vos dizer que não tenho tido oportunidade para visitar muito mais. Tem chovido bastante por cá e quando chove, chove mesmo. Andar de carro quando cai um dilúvio é um desafio e a verdadeira locura. Bem, e a pé muito menos. Geralmente saio de manhã e dou uma volta aqui pelas ruas vizinhas e aproveito para almoçar. Tenho tido sorte porque a chuva só desaba depois de eu já estar de volta ao hotel. Faz hoje uma semana que cheguei e por isso espero que a próxima semana traga mais vistas e impressões. :)
Hasta luego!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

remoinhos

Ontem falou-se de ti. Hoje passaste horas infindáveis à frente dos meus olhos e na minha cabeça.
Continuas presente...espero que continues...mas espero também que a lembrança do teu sorriso me livre de algumas lágrimas que ainda caem...

quinta-feira, 14 de maio de 2009

algures num quarto escuro...



...estou a esmurrar uma porta por não compreender o que de errado se passa neste mundo.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pandemia

Ele há gente que quando viaja fica sem bagagem, vê voos adiados e cancelados. Vá, de vez em quando arranja uma diarreia por não ter bebido água engarrafada.
Eu não. A mim calhou-me uma muito provável pandemia mundial que já elevou a escala de alerta para 5. Isto não me afectaria muito se fosse para África, mas para quem ainda não notou, a Guatemala é demasiado perto do México para estes dias. De modo que estou à espera que a UE se pronuncie. Neste momento começo a ver o meu trabalho de campo por um canudo...
Deixo-vos por isso o bartoon de hoje do Público que ilustra bem a minha frustração...




sexta-feira, 24 de abril de 2009

Senha 1

Em modo 25 de Abril

Estes são daqueles feriados que dá uma especial alegria de comemorar, não só pelo que significou para o país, mas pela sensação de renovação de fé e de esperança de que mudar é possível e que existe algo maior que nós que nos guia.
É daqueles dias em que não faz mal rever o mesmo filme vezes sem conta.
Assim o "tasco" faz os ecos da rádio entrar em modo comemorações 25 de Abril.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Actualização

Bem alegrem-se as alminhas que frequentam a coisa.
Moi já não vai ficar no Rio, uma vez que descobri que fica mais caro ficar por lá do que comprar uma passagem de avião...
Nem que me abrissem o cérebro pensaria tal coisa possível.
DUH!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Tone/Tune of the day...

Bloody hell...
Sempre a aprender...quem me diria que ao chegar aos 24 e depois de conquistar tantas coisas eu não consigo controlar a minha cabeça dentro de um carro...
Esperamos o segundo acto...isso e money para repetir o exame!!!

domingo, 5 de abril de 2009

pés irrequietos...

Por estes dias a rádio não dá descanso a uma música da menina Amy MacDonald...
Pá não é que eu seja fã, conheça o trabalho dela ou coisa que valha, mas eu não conheço ninguém que não bata o pé quando ouve isto....


roteiro dos próximos meses...

A pedido de algumas famílias que passam aqui no tasco aqui vai o plano da minha ausência :)




Guatemala - Saio no dia 11 de Maio de Lisboa e conto chegar à Guatemala no dia 12, depois de escala no Rio e no Panamá...sim, eu sei...é uma grraaannndddaaaa volta...mas era a única maneira de poupar um dinheiro pá! Saio da Guatemala dia 7 de Junho, um dia depois do meu aniversário, que aliás passarei all by myself (agradecem-se mensagens no dia pff). Daqui sigo para Conferência LASA....


no Rio de Janeiro!!!! :D
Cidade maravilhosa onde ficarei de certeza até Julho, visto que tenho outra conferência no final desse mês e não há guito para andar a atravessar o Atlântico mais que uma vez....Ainda estou à procura de uma espécie de T0 que não me leve à bancarrota, mas desde já ofereço um espaço no sofá a quem quiser aparecer por lá :). Seja o "lá" onde quer que seja...Piso solo português dia 26 de Julho.
E depois....não tenho a menor ideia. A minha orientadora é que manda...
Mas eu mando postais...se não me assaltarem e se eu sobreviver a tanta hora de viagem de avião...

countdown...



A contagem decrescente para a Guatemala já começou.
As viagens estão compradas, o poiso na cidade descoberto, contactos estabelecidos...
Mas estas coisas são realmente um turbilhão de sentimentos, aparentemente contraditórios, mas perfeitamente normais...pelo menos é o que me dizem...
Mas penso que me espera uma enorme aventura e descoberta, não só do país como também dos meus limites e capacidades. É antes de mais um teste. Bem, e depois dá jeito para ver se ando com a tese...a minha orientadora agradece :)
A terra da eterna primavera como lhe chamam, receber-me-á a partir de 12 de Maio, que me parece demasiado próximo para lidar com os espaços vazios que vou levar na minha mala de viagem.

quarta-feira, 11 de março de 2009

if not for you....





...I just wouldn't have a clue...

catching ;)

domingo, 8 de março de 2009

SOS

Alguém sabe a mínima de guiões de entrevistas?
Metodologia não é mesmo a minha onda...

aniversários

Tem coisa de um ano levei pontos na minha mão, dois dias depois o meu gato Bóris morreu e no dia seguinte a minha casa foi assaltada. O mês de Março deste ano começou de maneira mais soft. Agradecemos que o universo tenha amenizado a coisa.

ligada à corrente...




Are WE ready for the blackout?


ps- gostava de ter colocado um video mas não deu. Fica a música que vale pelo video.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Embrenhada...

...mas em slow motion!
Tenho por estes dias que entregar qualquer coisa parecida com um subcapítulo da contextualização histórica do estudo de caso da minha tese. Complicado?
Imaginem para mim...tudo me parece demasiado importante para a compreensão e tudo o que possa escrever me parece demasiado redutor da realidade que quero estudar...dilemas naturais, diz-me a minha orientadora. "Tens que escrever" dizem-me todos...
Pois...
Eu sei...
De modo que estou em slow motion no processo de escrita, o que até é estranho. Eu sei que demoro até começar efectivamente a escrever e que é natural ficar com prazos apertados. Mas isso sou eu e no final obrigo-me a cumprir os prazos...
Desta vez não...o que me preocupa.

a maior...

Eu não percebo grande coisa de cinema...convenhamos, sou apenas alguém que gosta de ver cinema. Ainda nem sequer vi o filme em questão, mas tratando-se de Kate Winslet eu confio que ela mereça. E depois do discurso de vitória, só me apetece dizer que ela é a maior! Elegante, cheia de estilo, humor, agradeceu a meio mundo e ainda teve tempo de fazer a piada à Meryl. Nós que não percebemos nada de cinema gostamos de ver gente como esta a ganhar coisas.
Wonderful!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

morrissey

Ele pode até estar velhinho, mas não perde o jeito.
Eu vou aguardando que "Years of Refusal" chegue no dia 16 :)

Deixo o 'I'M THROWING MY ARMS AROUND PARIS', numa versão ao vivo, que foi mesmo o melhor que se pode arranjar no youtube...

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

first task...

accomplished!!!

Quem já me ouviu falar da tarefa da condução já sabe que não sou grande entusiasta...
Mais, assumo que tenho pouco jeito para a coisa e que ainda não consegui engrenar com a posição correcta das mãos no volante nem sequer simpatizar muito com o meu instrutor...
Mas a primeira etapa deste calvário já está...exame de código feito! ;)
Portanto, preparem-se que é uma questão de tempo até eu começar a aterrorizar gente por essas estradas fora! ;)

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

contracurva...

À fragilidade, inocência e optimismo.
Aqui fica o piscar de olho àqueles que resistem e o pensamento com aqueles que já não voltam.



there is a light that never goes out...

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009




"...And so we're told this is the golden age
And gold is the reason for the wars we wage
Though I want to be with you
Be with you night and day
Nothing changes
On New Year's Day
On New Year's Day"